Património: Duas igrejas alentejanas classificadas como monumentos de interesse público

Decisão do Governo foi publicada em Diário da República

Lisboa, 03 jun 2014 (Ecclesia) – O Governo português decidiu classificar como monumentos de interesse público as igrejas alentejanas de Santiago Maior (Castelo de Vide, Portalegre) e de São Pedro (Estremoz, Évora), segundo portarias publicadas hoje em ‘Diário da República’.

A portaria 404/2014 refere, a respeito do templo de Castelo de Vide, que embora não se conheça a data da primitiva edificação, a igreja “já é referenciada em documentação de 1320, e surge representada por Duarte de Armas em 1509”.

O edifício medieval foi reconstruído no século XVII, “numa campanha barroca que integrou elementos estruturais anteriores”, realça o documento, que chama ainda a atenção para a “singela estrutura de estilo chão e o depuramento da frontaria”, que contrastam com a decoração do interior

Em relação à igreja de São Pedro, recorda-se que a mesma é referenciada desde 1320, embora dessa época “pouco ou nada reste atualmente, uma vez que o templo foi parcialmente destruído pelo terramoto de 1531”.

“A sua reconstrução, terminada na década de 80 do século XVI, permanece como uma das realizações quinhentistas mais importantes de Évora Monte”, refere a portaria governamental.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top