Património documental da Igreja em debate

Braga acolhe Conselho Nacional sobre os Arquivos Eclesiásticos A cidade de Braga acolhe desde esta Quarta-feira o II Conselho Nacional dos Bens Culturais da Igreja, este ano subordinado à temática «Arquivos da Igreja: memória das comunidades ao serviço da sociedade».

A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e pretende "reflectir o futuro do património documental da Igreja Católica em Portugal com inteligência e generosidade", segundo referiu o director deste organismo, na abertura dos trabalhos.

João Soalheiro recordou que, em 2007, o SNBCI "declarou o sector dos Arquivos de actuação prioritária na área dos Bens Culturais".

Para este responsável, o esforço a desenvolver deve ter em vista "não apenas a imediata salvaguarda da documentação, mas também a sua regulada disponibilização à comunidade humana de que fazemos parte".

Esta Terça-feira, no editorial que escreveu para o semanário Agência ECCLESIA, o director do SNBCI assinalava que "depois de toda a sensibilização para a importância do património documental da Igreja Católica, feita ao longo de anos, as comunidades eclesiais têm pela frente o enorme desafio de encontrarem as respostas mais adequadas – e justas – para que a salvaguarda e a fruição desse património aconteça com inteligência e entrega".

"Essas respostas passam pela institucionalização e dinamização de Arquivos, também eles geradores de cultura e marcadamente comprometidos com a evangelização e a pastoral", acrescentava.

Para João Soalheiro, "afectar recursos, humanos, técnicos e financeiros, aos Arquivos da Igreja será sempre uma epifania de respeito pelos que nos legaram a fé, mas também de respeito pelo que somos  – como o somos e como nos verão  – no seio de uma sociedade cada vez mais plural".

 

Programa

Dia 17 de Junho

14H30 – Abertura: João Soalheiro, Director do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja – "Bens Culturais da Igreja 2008/2009: realizações e projectos"

15H30 – "Archivo Histórico Eclesiástico de Bizkaia: projecto e serviço" – Anabella Barroso, Directora do AHEB.

Diálogo com os delegados

17H00 – "Partilhar experiências: trabalho em Arquivos da Igreja"

O Arquivo Central da Arquidiocese de Braga / José Paulo Leite de Abreu, Vice-Presidente do Instituto de História e Arte Cristã e Vigário-Geral da Arquidiocese de Braga

Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa / Ricardo Aniceto, Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa

Espólios pessoais, dinâmicas associativas e o projecto da Fundação e Arquivo Miguel de Oliveira / Paulo Fontes, Centro de Estudos de História Religiosa

Arquivos das Santas Casas da Misericórdia / Marta Lobo de Araújo, Universidade do Minho

 

Dia 18 de Junho

09H30 – Reflexão para uma estratégia para os Arquivos da Igreja Católica em Portugal. Introdução aos trabalhos por Pedro Penteado, representante da Conferência Episcopal Portuguesa na área dos Arquivos do Conselho Nacional de Cultura

10H00 – Trabalhos de grupo

12H00 – Plenário

15H00 – Discussão e aprovação do documento final

15H30 – "Arquivos da Igreja: condições de implementação" – Anabella Barroso, Directora do Archivo Histórico Eclesiástico de Bizcaia

Diálogo com os delegados

17H00 – Sessão de encerramento:

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Silvestre Lacerda, Director-Geral da Direcção-Geral de Arquivos

D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto e Vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top