Iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
Lisboa, 27 abr 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, dia 05 de maio, uma conferência/visita ao antigo convento da Madre de Deus, integrada no ciclo «(Re)ver a arte cristã».
Esta iniciativa pretende “valorizar e fomentar uma das mais fascinantes valências deste património, ao serviço da missão que lhe está confiada”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Conduzem esta primeira edição, realizada em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, os historiadores Alexandre Nobre Pais, Nuno Saldanha e Sílvia Ferreira, num percurso pela igreja do antigo convento da Madre de Deus, em Lisboa, templo de origens quinhentistas, “marcado por um rico e diversificado programa artístico”, lê-se na nota.
Incidindo em casos concretos do património de cada igreja, visa também “potenciar uma metodologia de visita mais abrangente, passível de ser implementada noutros templos, segundo a especificidade de cada um”, salienta o comunicado.
Após a visita, realiza-se o lançamento do livro «Estudos de Iconografia Cristã», da autoria de D. Carlos A. Moreira Azevedo, delegado do Pontifício Conselho para a Cultura, com apresentação a cargo de António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga e autor do prefácio da obra.
LFS