Património: Bispo do Algarve preside ao restauro dos retábulos da igreja paroquial de Odeleite

Faro, 02 out 2014 (Ecclesia) – D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, vai presidir este domingo à cerimónia de inauguração das obras de restauro e conservação dos retábulos da igreja paroquial de Odeleite, aldeia no concelho de Castro Marim.

“Os retábulos apresentavam problemas estruturais e estéticos, designadamente, fendas e fissuras nos suportes de madeira e infestação de insetos, descolagem e abertura de juntas, perda significativa de policromia”, explica a Câmara Municipal de Castro Marim.

A edilidade acrescenta que o conjunto das peças estava “de tal forma degradado que os trabalhos implicaram a desmontagem total das peças, substituição parcial ou, nalguns casos, total dos elementos estruturais”.

A cerimónia de inauguração das obras de restauro de três dos cinco retábulos da igreja paroquial de Odeleite presidida pelo bispo do Algarve realiza-se este domingo, a partir das 16h00.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ explica que esta intervenção de conservação e restauro, da responsabilidade da paróquia de Odeleite, contemplou três dos cinco retábulos da igreja de Odeleite, nomeadamente os de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e de São Pedro.

O investimento total foi de 108 141 euros foi financiado em 60% pelo Programa PRODER – instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do continente – ou seja em 58 818 euros e a Câmara Municipal de Castro Marim custeou restante investimento de 49 323 euros, “não elegível pela candidatura”, acrescenta.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top