Património: Biblioteca do Vaticano vai digitalizar livros com sistema da NASA

Cidade do Vaticano, 26 out 2011 (Ecclesia) – O acervo da Biblioteca do Vaticano vai ser será digitalizado, para preservação e modernização, com uma tecnologia realizada pela NASA (agência espacial dos EUA), revelou hoje o seu responsável.

Em entrevista ao jornal italiano ‘Il Corriere della Sera’, o padre Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca, indica que o projeto de conservação “não tem precedentes no mundo, por cauda das suas dimensões”.

O padre Pasini explicou que a iniciativa visa evitar “a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta” dos peritos.

A digitalização do património do Vaticano será realizada por etapas e implicará a trasladação das peças a serem conservadas para uma zona especial, com temperaturas adequadas, na qual trabalharão entre 120 a 150 pessoas.

Neste processo vai ser empregue a tecnologia Fits (sistema de transporte flexível de imagens), criada há 40 anos pela NASA para conservar as imagens das suas missões espaciais.

“Os manuscritos são um património da humanidade que queremos tornar acessível a toda a humanidade, e que temos a responsabilidade de conservar”, assegurou o prefeito da Biblioteca do Vaticano.

A Biblioteca Vaticano contém 1,6 milhões de volumes impressos, 80 000 manuscritos, 74 000 documentos de arquivo, 100 000 incisões e 300 000 moedas e medalhas.

Entre estas obras estão o ‘Codex Vaticanus’, primeiro testemunho da Bíblia grega de que se tem notícia, o ‘papiro Bodmer’, transcrição mais antiga – datada entre o 175 e o 225 depois de Cristo – dos Evangelhos de São Lucas e São João, e a “Geographia” de Ptolomeu.

RV/OC

Partilhar:
Scroll to Top