Património: Basílica de Mafra vai receber «missa pontifical» por ocasião dos seus 300 anos de história

Celebração deste sábado é presidida pelo cardeal norte-americano Raymond Burke

Lisboa, 03 nov 2017 (Ecclesia) – O cardeal Raymond Leo Burke, nomeado recentemente pelo Papa Francisco como juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, preside este sábado a uma missa dedicada aos 300 anos do Palácio e da Basílica de Mafra.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta será “pela primeira vez desde 1806” que se celebrará na Basílica de Mafra “uma Missa Pontifical na forma ordinária do rito romano”.

A liturgia da eucaristia, prevista para as 14h30, será acompanhada pelo coro gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa e pelo conjunto dos seis órgãos da Basílica.

O cardeal Raymond Burke, também patrono da Ordem de Malta, vai ainda participar a partir das 16h30, na Capela do Campo Santo, na apresentação da obra “Mafra Sacra – Memória & Património”, editada em parceria pela Zéfiro e pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.

Um projeto que apresenta “conteúdos inéditos do património da Real Basílica de Mafra”, com o contributo de “vários historiadores de arte, teólogos, professores e investigadores independentes”.

O prefácio é assinado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, a introdução está a cargo do atual diretor do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira, e conta com o Alto Patrocínio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Todos os lucros resultantes da venda desta obra ao público serão aplicados em projetos de conservação e restauro do património cultural, religioso e artístico da Basílica de Mafra.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top