Fátima, 02 abr 2018 (Ecclesia) – A iconografia na Idade Moderna é o tema da ação de formação que o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove hoje, em Fátima.
Esta ação inscrita no Projecto Thesaurus tem em vista proporcionar “às instituições da Igreja uma dinâmica global de atuação na área do Inventário”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A atividade tem como orientador Nuno Saldanha e realiza-se na Domus Carmeli, em Fátima e estrutura-se em 14 módulos, distribuídos por 7 sessões consagradas à abordagem de diversas temáticas, num total de 28 horas letivas.
“A Reforma e o Concílio de Trento” e a “Iconografia Pós-Tridentina” são os temas desenvolvidos.
“Incidindo nas diversas matérias inerentes ao trabalho de inventário, nos domínios do património móvel e integrado, visa a aplicação de metodologias de análise, identificação e descrição”, realça a nota.
A iniciativa pretende desenvolver “competências adequadas de catalogação e classificação, pretende contribuir para a preparação de profissionais qualificados, capazes de lidar com a especificidade dos Bens Culturais da Igreja”, acentua.
A ação é prioritariamente vocacionada para os técnicos que, nas 20 dioceses portuguesas, têm por tarefa a “elaboração do inventário das respetivas igrejas, encontra-se também aberta a todos aqueles que pretendam obter formação especializada no domínio da iconografia cristã”, sublinha.
LFS