Representantes dos católicos na Terra Santa irão acompanhar Bento XVI na sua visita à Sinagoga de Roma”, prevista para o Domingo, 17 de Janeiro. Entre eles o Patriarca latino de Jerusalém e o Núncio em Israel.
A revelação foi feita pelo próprio Patriarca Fouad Twal, em declarações à agência italiana SIR. Com ele estarão D. Antonio Franco, Núncio Apostólico em Israel e delegado apostólico para Jerusalém e os Territórios Palestinos, e D. Giacinto Boulos Marcuzzo, vigário do patriarca de Jerusalém dos Latinos para Israel.
“O meu desejo é que esta visita possa ajudar as nossas relações inter-religiosas. É um gesto que fazemos com o coração, para demonstrar o nosso respeito pela comunidade israelita. Esperamos que tenha um impacto positivo sobre a opinião pública israelita e sobre Jerusalém”, indicou D. Twal.
Segundo o Pe. David Neuhaus, vigário patriarcal para as comunidades católicas de língua hebraica, “esta visita, ainda que não represente uma novidade, tem um alto valor simbólico. Judeus e católicos talvez não estejam ainda acostumados a ver a Igreja Católica ir com respeito ao encontro dos irmãos judeus”, disse à SIR.
Também está confirmada a presença de uma delegação do Grão-Rabinato de Israel na cerimónia da sinagoga de Roma, por ocasião da visita do Papa. A delegação chegará a Roma para a 9ª reunião do Comité Misto, que reúne as delegações da Comissão da Santa Sé e do Grão-Rabinato de Israel para as relações com a Igreja Católica, que será realizada de 17 a 20 de Janeiro.