Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve já tem programa de actividades

O Secretariado da Pastoral Vocacional da diocese algarvia já delineou o seu programa de actividades para o próximo ano pastoral de 2010/2011 que terá início no próximo mês de Outubro.

De entre as iniciativas programadas estão, por exemplo, previstas vigílias de oração, encontros de formação de animadores, encontros para jovens, retiros, encontros de Lectio Divina vocacional, cinema vocacional e voluntariado.

O destaque do programa de actividades para o próximo ano pastoral, por se tratarem de actividades inovadoras no momento, vai para o encontro para namorados, agendado para o dia 28 de Maio de 2011, às 18h, no complexo de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, e para celebração da Semana das Vocações que no próximo ano vai ser assinalada, para além das vigílias de oração, com uma exposição, no Largo da Sé, em Faro, com vista à promoção vocacional das diferentes formas de vida consagrada no Algarve, no dia 8 de Maio, e, no dia 11 Maio com a realização de um debate à noite sobre as vocações na Rádio Universitária do Algarve (RUA fm) em instituição pública a confirmar.

Destaque ainda para o voluntariado missionário a realizar em Angola “em parceria com outra diocese portuguesa”, iniciativa que o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) já este ano pretendia ter realizado mas que acabou por não ser possível.

Relativamente às actividades que já se realizam habitualmente, as vigílias de oração continuam não só a ter uma importância grande como a preocupação de chegar a toda a diocese continua presente. Intenção igualmente presente na decisão de passar a realizar a formação de animadores, responsáveis pelo grupos de catequese/jovens, nas quatro vigararias da Diocese do Algarve.

Também o cinema vocacional, que este ano teve lugar no Carmelo do Patacão, em Faro, alarga-se no território para se realizar, além da capital, em Albufeira e Bensafrim e deixa a Semana das Vocações para ocorrer trimestralmente.

Trimestrais serão também os encontros de oração vocacional segundo o método da Lectio Divina e o voluntariado na casa das Missionárias da Caridade que este ano começou por realizar-se mensalmente.

Nos retiros, a principal diferença em relação ao último ano é que serão realizados dois, um para rapazes e outro para raparigas, em vez de um único para ambos os sexos em conjunto com o Sector Diocesano da Pastoral Juvenil.

Nos encontros designados ‘Chama por Mim’, a novidade passa pela realização de um encontro final com todos os participantes para além da agregação da vigararia de Tavira à de Faro, uma vez que a primeira não conseguiu no ano transacto participantes suficientes para assegurarem a realização da actividade.

Samuel Mendonça

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top