D. Manuel Clemente apelou ao compromisso dos finalistas na construção de um mundo mais justo e solidário, na celebração de bênção de finalistas
Lisboa, 19 mai 2018 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu este sábado à celebração de bênção de finalistas e deixou palavras de incentivo aos estudantes para que sejam “bênção de Deus” num “mundo imenso a preencher”.
“Meus caros finalistas gostava que tivessem presente que cada um de vocês vai ser benção de Deus, este é o significado desta celebração e das vossas vidas também a partir daqui”, disse D. Manuel Clemente este sábado na Alameda da Universidade, em Lisboa.
Na sua homilia o cardeal patriarca disse que mais do que vir “pedir a bênção de Deus” para as suas vidas, agora cada um dos finalistas vai ser “bênção de Deus para a vida de muita gente”.
“Há um Mundo imenso a preencher com a bênção de Deus e essa tem o vosso nome, a vossa figura, é a vossa vida”, acrescentou perante os estudantes.
O cardeal-patriarca dirigiu-se aos finalistas na sua homilia com palavras de alento e não esqueceu os muitos com quem se cruzaram naqueles anos de estudo.
“O que cada um ganhou ao longo do curso universitário, com o esforço de todos, professores, funcionários e alunos, a ajuda constante dos familiares e amigos, agora repercute-se na vossa vida para que cada um seja benção de Deus para o Mundo”.
D. Manuel Clemente referiu-se ainda aos vários cursos e escolas ali presentes realçando a riqueza da variedade.
“Nas nossas diversas escolas, aplicações do estudo, ciências e saberes, há uma manifestação dos dons de Deus, que são dados a cada um para que produzam muito fruto.
Em tudo aquilo que é a aplicação humana da ciência e do saber, que seja realização justa da solidariedade para o bem comum, esse bem comum que é aplicação de todos nesse sentido”, rematou.
A celebração que aconteceu este sábado, na Alameda da Universidade, em Lisboa, teve este ano como lema-compromisso dos finalistas ‘Cuidar do Presente, Construir o Futuro’, da carta do Papa Francisco aos jovens.
Os estudantes finalistas de cada curso tiveram ainda o gesto de oferecer bens necessários a várias instituições diocesanas de cariz social.
SN