D. Manuel Quintas deseja que «contrariedade» da Covid-19 «dê ainda mais garra e coragem para enfrentar e vencer outras»
Faro, 15 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve afirmou que o mundo de hoje “precisa de jovens comprometidos, desejosos de serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, numa mensagem aos estudantes finalistas na Universidade do Algarve (UAlg).
“Só com o vosso insubstituível contributo será possível progredir neste objetivo comum. Todos somos importantes, todos somos necessários, todos precisamos uns dos outros no serviço do bem comum, inclusive para vencer as consequências nefastas da Pandemia de Covid-19”, disse D. Manuel Quintas.
Na mensagem divulgada pelo jornal ‘Folha do Domingo’, o bispo do Algarve afirmou que espera e deseja que a “contrariedade” da pandemia de Covid19 “dê ainda mais garra e coragem” aos finalistas da UAlg para “enfrentar e vencer outras que, porventura, o futuro possa reservar”.
“Caros finalistas, estou certo de que o sofrimento que esta situação vos causou não vai apagar os vossos sonhos, nem embaciar o olhar confiante e cheio de esperança que lançais sobre o amanhã”, realçou D. Manuel Quintas.
O bispo do Algarve revelou aos estudantes universitários finalistas que foi “com um sentimento de muita tristeza” e “de algum desconforto” que viveu o dia que estava agendado para a “celebração festiva” da bênção das pastas, o dia 2 de maio.
“Também eu vivi a vossa tristeza e o vosso sofrimento, por não poderdes concretizar o sonho alimentado ao longo de todo o vosso curso”, acrescentou, assinalando que até a cidade de Faro sentiu falta da “agitação” e “alegria”.
“Nesse dia, estivestes todos presentes no meu coração e na minha oração”, afirmou o bispo do Algarve, que “ao invocar a bênção de Deus para cada um” dos estudantes recordou “a reitoria, todo o corpo docente, os funcionários dos diversos setores e serviços”, e lembrou os alunos “Pedro Paço e o Rui Queirós, falecidos, tão tragicamente, na semana passada”.
Sobre o ano académico 2019/2020 que está terminar, “atípico pelas razões conhecidas”, D. Manuel Quintas salientou a primeira ‘Missão País’ no Algarve realizada por alunos da Universidade do Algarve.
“Uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos, inclusive para as populações que acolheram o grupo e com ele partilharam a sua vida. Espero e desejo, pelos testemunhos colhidos, que esta experiência possa continuar futuramente e, se possível, ainda com maior participação”, desenvolveu.
A mensagem do bispo do Algarve, divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha de Domingo’, foi transmitida na última edição da iniciativa ‘Quartas com Cristo’, promovida pela capelania da UAlg, no contexto do encerramento do ano académico da Universidade do Algarve.
CB/OC