O tema «Caminhar até Maria» vai estar em reflexão este sábado, em Fátima
Lisboa, 03 de mar 2022 (Ecclesia) – O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior organiza, este sábado, em Fátima, o encontro nacional de universitários onde o grupo “Contraponto” vai marcar presença para “ajudar a rezar através da música”.
“Temos grande expetativa com este encontro nacional, para conhecer outros jovens universitários que, além de estarem no ensino superior como nós, partilhamos da mesma fé e, com os nossos cânticos queremos ajudar a rezar através da música”, explica Jacinta Leitão, membro do grupo, à Agência ECCLESIA.
Atualmente o grupo é composto por cinco jovens amigas, em que “quatro estudam no ensino superior, Gestão, Belas Artes e Estudos Gerais”, mas a paixão pela música já é anterior.
“Estudámos no mesmo colégio, aprendemos música e, por convite de um sacerdote, começámos a cantar numa eucaristia da paróquia Portas do Céu, em Telheiras, no Patriarcado de Lisboa, e fomos percebendo que os cânticos ajudavam a interiorizar os momentos da celebração”, conta.
O grupo começou há cerca de dois anos, antes da pandemia, entretanto “já mudou um elemento”, contam com vozes e guitarra e este ano “levam mais a sério” esta dinâmica.
“Somos cinco amigas, gostamos de passar tempo juntas, e passámos a ter ensaios semanais para aprimorar o coro que canta temas litúrgicos”, refere.
Jacinta Leitão não esconde a “responsabilidade de ir cantar no Santuário de Fátima” mas, olhando o reportório, acredita que o “poder da música” vai “levar os jovens até ao transcendente”.
Não queremos cair na rotina e, através das músicas que cantamos, tentamos que cada pessoa possa sentir o momento de forma diferente, não se dispersando, e tendo capacidade de rezar e percebendo o momento”.
O grupo “Contraponto” vai cantar na oração da manhã de sábado, na Capelinha das Aparições, e na Eucaristia de encerramento do encontro nacional.
SN
Fátima: Encontro nacional de universitários tem como tema «Caminhar até Maria»