Pastoral Universitária: Bispo de Viana quer estudantes «sempre insatisfeitos com o mundo»

D. Anacleto Oliveira presidiu à Missa de Finalistas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Foto: Joca Fotógrafos

Viana do Castelo, 22 mai 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou na Missa de Finalistas que é possível encontrar “satisfação e insatisfação” nas pastas dos estudantes universitários que terminam este ano o curso e pediu que continuem “sempre insatisfeitos com o mundo”.

“A satisfação que hoje sentis por verdes alcançado um importante objetivo das vossas vidas projetar-se-á no futuro que ainda está por fazer. Isto significa que deveis manter sempre a insatisfação, que é o segredo do vosso futuro”, disse D. Anacleto Oliveira aos finalistas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social, o bispo de Viana do Castelo​ incentivou os estudantes a continuarem “sempre insatisfeitos com o mundo” em que vivem e com o que vão “encontrar na sociedade e no mundo do trabalho”.

Neste contexto, na Eucaristia da Bênção das Pastas, pediu que procurem “sempre fazer mais e melhor” para marcar “positivamente” o mundo de hoje.

“O pior que vos poderia acontecer seria deixar-vos satisfazer pelos vícios que minam a nossa sociedade. As vossas pastas estão, por isso, cheias de satisfação insatisfeita”, desenvolveu na celebração na escadaria em frente à igreja de Nossa Senhora da Agonia.

Na Eucaristia deste domingo, Solenidade de Pentecostes, D. Anacleto Oliveira realçou ainda que as pastas dos finalistas universitários estão também cheias de um “terceiro elemento” que é “ar, vento, espírito, a primeira fonte da existência”.

“Este ar ou espírito não é anónimo. Encontramos várias mensagens nas fitas que enchem de cor as vossas pastas: Mensagens de pessoas concretas significando que aí – nessas pastas – está também aquilo e, sobretudo, aqueles e aquelas que são o ar das vossas vidas, que são indispensáveis à vossa existência”, desenvolveu o bispo da diocese do alto minho.

O Secretariado Diocesano de Comunicação Social destaca ainda da Semana Académica o Cortejo Académico que esta quarta-feira “promete encher de alegria as ruas de Viana do Castelo”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top