Departamento do Ensino Superior apresentou plano de atividades do novo ano num bar, no centro histórico da cidade

Viana do Castelo, 07 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo defendeu a presença da Igreja nas universidades, “com uma proposta de humanização, na apresentação do plano de atividades do Departamento da Pastoral do Ensino Superior, e início do ano académico e pastoral 2025/2026.
“A academia não é uma realidade para si mesma, mas para a sociedade”, disse D. João Lavrador, esta segunda-feira, no ‘Liz Caffe Bar’, no centro histórico de Viana do Castelo.
Na nota enviada à Agência ECCLEISA, pela Diocese de Viana do Castelo, o bispo diocesano defendeu a presença da Igreja Católica no Ensino Superior “com uma proposta de humanização, de formação integral e com valores sólidos” que ajudem a construir líderes capazes de “servir o bem comum”.
Segundo o bispo de Viana do Castelo a Pastoral do Ensino Superior é um espaço privilegiado de diálogo, e incentivou a comunidade académica a envolver-se nesse caminho, que “se afina com a experiência, com abertura e participação de todos”.
O diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo começou por lembrar que o bispo diocesano refere a necessidade de a Igreja estar presente no Ensino Superior, ao qual chama um “areópago” dos tempos modernos, na Carta Pastoral ‘Ser fermento evangélico no mundo’.
O padre Renato Oliveira acrescentou que o Departamento da Pastoral do Ensino Superior vai procurar concretizar essa presença através da realização de tertúlias nas diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), da realização de celebrações litúrgicas, como a Bênção do Caloiro e a Bênção das Pastas.

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viana do Castelo vai estar também presente com “um serviço de atendimento aos estudantes”, que já existe na Escola de Saúde do IPVC, e, segundo o sacerdote, também estão em contacto com os responsáveis nacionais da ‘Missão País’, para implementarem o projeto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A próxima atividade da Pastoral Universitária de Viana do Castelo é uma tertúlia, sobre ‘Arte, cultura e espiritualidade’, no dia 22 de outubro (quarta-feira), às 18h30, na ESE-IPVC, que contará com a intervenção do padre Christopher Sousa.
Esta sessão de início do ano académico e pastoral 2025/2026 decorreu “num ambiente descontraído”, no ‘Liz Caffe Bar’, e reuniu diretores, professores e estudantes das várias escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), incluindo a vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, lê-se na nota do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, e do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Viana do Castelo,
CB/OC