Pastoral Universitária: A universidade é um tempo de «olhar para o mundo» e «lê-lo com o critério da fé», padre Afonso Pereira

Diocese de Setúbal está a criar “sinergias” nesta área da pastoral que teve um impulso depois da JMJ em Lisboa.

Lisboa, 19 mai 2025 (Ecclesia) – O diretor da Pastoral Universitária da Diocese de Setúbal, padre Afonso Pereira, considera que o espaço temporal na universidade é um tempo de “olhar para o mundo”, “de abrir horizontes” e “lê-lo com o critério da fé”.

“A universidade é tempo de olhar para o mundo, de abrir horizontes, de ver mundo, de ter mundo e, isso, de alguma forma é uma experiência central na fé”, disse à Agência ECCLESIA o padre Afonso Pereira.

O período da universidade é uma fase transitória da vida dos estudantes, mas também um tempo em que a adesão a uma proposta à luz da fé pode ser estimulada.

“Foi um tempo de bastante crescimento, tanto a níveis pessoais como espirituais, porque foi um sair de casa e pôr-me à prova, expandir os meus horizontes e estar em contato com mais pessoas de outras realidades”, acrescentou o estudante de Engenharia Informática, Lucas Marques, que integra o Instituto da Pastoral Universitária de Setúbal.

A finalizar os seus estudos universitários, Lucas Marques realça que, ao longo destes anos, reteve “muito mais” daquilo que era a sua fé “antes de chegar à universidade” e cresceu “bastante nesse âmbito”.

A Maria Dinis está no mestrado de Engenharia e Gestão Industrial e considera que o tempo na universidade serviu para aprofundar “certos temas e saber coisas mais concretas da vida de Jesus”.

Esta caminhada ajuda “a iluminar os critérios” da vida pessoal e comunitária, afirma o padre Afonso Pereira.

No território da Diocese de Setúbal existem vários polos universitários e cada um tem o seu ritmo pastoral.

“Estamos a pensar numa pastoral universitária diocesana que integre Setúbal, Barreiro e a zona da Almada”, acrescentou.

Com vários movimentos existentes na Diocese de Setúbal e também grupos de pastoral juvenil, o padre Afonso Pereira tem a intenção de criar “uma sinergia” e “pôr todos à volta de Jesus”.

A Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa, em 2023, deu um impulso à pastoral juvenil em Portugal.

“Deus está em todo lado e está também nas universidades e também em cada um de nós”, completou Lucas Marques na entrevista ao Programa ECCLESIA emitido esta segunda-feira na RTP2.

LS/LFS

Partilhar:
Scroll to Top