Encontro debateu papel das Instituições Sociais
Porto, 09 nov 2023 (Ecclesia) – A província portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) promoveu entre segunda e terça-feira o seu III Encontro de Pastoral Social, assumindo preocupação com os mais “carenciados e marginalizados” da sociedade.
“Nós, Dehonianos, comprometemo-nos a prosseguir o nosso empenho em projetos que protejam e promovam a dignidade de todos os homens e mulheres, com especial atenção aos mais carenciados e marginalizados, aos que se encontram em situação de periferia existencial”, indica a mensagem final do evento, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O encontro decorreu no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, e na Obra ABC, em Rio Tinto, Diocese do Porto, por iniciativa do superior provincial e com organização da Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação.
Os participantes debateram o tema ‘Instituições sociais: viabilidade e novas oportunidades’, com a presença do padre Lino Maia, presidente da CNIS.
O programa incluiu uma visita à Obra ABC, Lar Residencial para jovens em risco.
“Este III Encontro Dehoniano de Pastoral Social reforçou a convicção da necessidade de continuarmos a promover formações conjuntas, a partilhar recursos e conhecimentos e a trabalhar em rede e parceria. O desafio é o de potenciar cada vez mais o trabalho em espírito de comunhão fraterna e de sinodalidade”, concluíram os participantes.
OC