Representantes de Andorra, Ceuta, Espanha, Gibraltar e Portugal vão partilhar experiências
Aveiro, 17 jul de 2012 (Ecclesia) – Os coordenadores da pastoral penitenciária do Mediterrâneo Ocidental (Andorra, Ceuta, Espanha, Gibraltar e Portugal) vão reunir-se em Aveiro, de hoje a quinta-feira, para delinearem estratégias e partilharem experiências.
Este encontro, a realizar na Casa das Irmãs Dominicanas, é o quinto do género e serve para os responsáveis partilharem “realizações e preocupações” e aprenderem “uns dos outros”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Em Aveiro, far-se-á também uma visita à cadeia, para conhecer as” instalações, trabalhos, projetos e dialogar com a respetiva direção”, lê-se na nota.
Haverá também uma receção no Tribunal – Palácio da Justiça de Aveiro – “uma boa oportunidade para um diálogo sobre as preocupações recíprocas, o que muito servirá para a realização dos objetivos” destes agentes de pastoral.
Em Portugal, a coordenação nacional da Pastoral Penitenciária “está a impulsionar as dioceses para que implementem o seu Departamento Diocesano de Pastoral Penitenciária”, que dê atenção à “prevenção, à prisão e à reinserção”, focalizadas nas três áreas: social, religiosa e jurídica”, acrescenta a nota assinada pelo padre João Gonçalves, coordenador nacional deste setor.
Todas as prisões, em Portugal, estão providas “de um capelão, de grupos de voluntários e colaboradores da assistência espiritual e religiosa”, acrescenta.
Segundo o programa estará presente D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, que tem a seu cargo a Pastoral Penitenciária.
LFS