Pastoral Juvenil/Portugal: Encontro «Todos vão ouvir a nossa voz» revela uma geração de jovens «exigente, comprometida e cheia de esperança»

Jovens querem que DNPJ concretize as «ideias apresentadas, transformando-as em processos reais, sustentáveis e visíveis»

Foto: DNPJ/Bárbara Vitória

Lisboa, 18 dez 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa, realizou o II Encontro de Jovens ‘Todos vão ouvir a nossa voz’, “uma geração exigente, comprometida e de esperança”, a par do Conselho Nacional, dia 13, em Fátima.

“As conclusões do II Encontro ‘Todos vão ouvir a nossa voz’ revelam uma geração de jovens exigente, comprometida e cheia de esperança. As propostas apresentadas não são ideias soltas, mas caminhos possíveis que pedem coragem, método e corresponsabilidade”, explica o DNPJ, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Igreja Católica em Portugal, reuniu jovens de diferentes dioceses num “clima de confiança, liberdade e entusiasmo”, para pensar, dialogar e “propor caminhos concretos” para este setor da pastoral.

Os jovens participantes do II Encontro ‘Todos vão ouvir a nossa voz’, realizado no sábado, dia 13 de dezembro, em Fátima, partilharam “ideias claras, exigentes e profundamente enraizadas na sua experiência de fé, de Igreja e de mundo”, a partir de quatro temas: ‘O digital como espaço de encontro e evangelização’; ‘REJOICE – Jornada Nacional da Juventude: alegria que se encontra, fé que se celebra’; ‘Uma Igreja que escuta: Plataforma de Escuta e Corresponsabilidade Jovem; ‘Liderar para transformar: Laboratório de Liderança Sinodal Jovem’.

“O desafio agora é claro: transformar estas intuições em decisões, processos e ações concretas, com os jovens, por jovens e para os jovens. Não será um caminho fácil, mas é um caminho necessário. Como foi partilhado ao longo do encontro, vale a pena confiar: quando os jovens são verdadeiramente escutados, a Igreja renova-se”, explica o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, na síntese das conclusões do II Encontro de Jovens ‘Todos vão ouvir a nossa voz’.

Este segundo Encontro de Jovens ‘Todos vão ouvir a nossa voz’, como o primeiro, realizou-se em simultâneo com o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, iniciativa promovida pelo DNPJ que reúne responsáveis de secretariados diocesanos, congregações religiosas e movimentos do setor.

“Este encontro confirmou que os jovens não querem ser apenas destinatários da ação pastoral: desejam ser protagonistas corresponsáveis, envolvidos na conceção, implementação e avaliação das propostas”, destaca o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

O departamento da Pastoral Juvenil acrescenta que as conclusões deste segundo encontro ‘Todos vão ouvir a nossa voz’ “traduzem esse entusiasmo”, mas também um “apelo firme” para que este organismo da Conferência Episcopal Portuguesa caminhe com os jovens, “concretizando as ideias apresentadas e transformando-as em processos reais, sustentáveis e visíveis”.

No I Encontro de Jovens o DNPJ congregou 26 jovens, de várias dioceses e movimentos de pastoral juvenil, no dia 24 de maio, em Braga.

O próximo encontro do Conselho Nacional de Pastoral Juvenil está marcado para o dia 7 de março 2026, e vai realizar-se na Diocese da Guarda; o encontro de jovens ‘Rejoice’ 2026, ‘rumo à JMJ Seul 2027’, vai realizar-se de 24 a 26 de julho do próximo ano, na Diocese de Lamego.

CB/OC

Juventude: «O.Gerador» é projeto «inovador, sinodal e integrado» para responder aos «desafios atuais dos jovens»

Partilhar:
Scroll to Top