Pastoral Juvenil: Igreja quer manter vivo espírito das JMJ

Conferência Episcopal endereça mensagem aos jovens portugueses

Fátima, Santarém, 10 nov 2011 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje uma “mensagem aos jovens”, apelando à concretização do espírito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) celebrada em Madrid, no último mês de agosto, que considerou uma “experiência única”.

“É nesta hora concreta que sois chamados a ser protagonistas para a transformação da sociedade, enraizados em Cristo e firmes na fé”, apelam os bispos católicos, no final da assembleia plenária que hoje se concluiu em Fátima.

Após afirmar que “a Pastoral Juvenil não é somente encontros, festas e jornadas mundiais”, como a próxima JMJ, marcada para o Rio de Janeiro, em 2013, a mensagem da CEP indica que os jovens devem viver “no dia a dia, num testemunho cristão”, o programa que esses acontecimentos suscitam.

Os temas escolhidos pelo Papa – “enraizados em Cristo, firmes na fé” (2011), “alegrai-vos sempre no Senhor” (2012) e “ide e fazei discípulos de todos os povos” (2013) – são para os bispos portugueses “fonte de um belo programa” de formação e dinamização de “comunidades, estruturas ou movimentos”.

Passando em revista os vários momentos do evento de Madrid, o documento do episcopado fala da JMJ como “uma experiência de fé, no encontro com a pessoa de Jesus Cristo, mediado pelo Papa Bento XVI” e por “tantos jovens, vindos das diversas partes do mundo”,

Em particular, destaca-se o encontro do dia 18 de agosto, que reuniu milhares de jovens portugueses com os seus bispos, no Palácio de Congressos “Arena de Madrid”.

“Por ser a primeira vez e pela sua grandeza espiritual, pastoral e social, queremos felicitar a Equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), todos os responsáveis e animadores e todos os jovens, louvando o trabalho feito, desde a preparação até à realização deste momento tão significativo na Pastoral Juvenil de Portugal”, refere a CEP.

Para os bispos, a JMJ tocou “alguns pontos fundamentais”, que podem ajudar a delinear um “perfil” de jovem cristão, que passam pela “relação de pertença” e participação na vida da Igreja, por “trabalhar por um mundo melhor”, testemunhar e viver “a fé em Jesus Cristo”.

Neste contexto, a mensagem episcopal destaca a “necessidade de formação permanente, complementando o amor à Palavra de Deus e à Eucaristia com outros meios de aprofundamento da fé”, como o catecismo jovem “YOUCAT”.

 “Nós, os Bispos de Portugal, tudo faremos para dotar as dioceses, as estruturas diversas da pastoral e o órgão coordenador nacional (DNPJ), das pessoas que vos possam ajudar a conhecer melhor Jesus Cristo e a viverdes firmes na fé e na alegria de serdes discípulos e missionários na Igreja e na Sociedade”, conclui a mensagem da CEP aos jovens.

OC

Scroll to Top