Pastoral Juvenil: Espiritanos vão dinamizar duas semanas missionárias em Portugal

«Não é apenas para ocupar o tempo dos jovens, não se trata apenas de um ATL, que nesta ocasião possam ter um tempo especial de encontro num contexto de uma comunidade eclesial concreta» – Padre Hugo Ventura

Lisboa, 30 jul 2024 (Ecclesia) – O novo superior provincial dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal disse que vão dinamizar dois projetos de voluntariado missionário para os jovens, este verão, valorizando “essa dimensão importante” dessas semanas, que são mais do que “um ATL”.

“Não é apenas para ocupar o tempo dos jovens, não se trata apenas de um ATL ou de uma ocupação dos tempos livres, mas trata-se de ajudar os jovens, que fazem parte dos seus grupos ao longo do ano e que vão tendo a sua caminhada, que nesta ocasião do ano possam ter um tempo especial de encontro entre eles, mas numa perspetiva missionária, num contexto de uma comunidade eclesial concreta”, disse o padre Hugo Ventura, esta terça-feira, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O novo superior provincial dos Missionários Espiritanos em Portugal, eleito na reunião magna nacional realizada este mês, realça que os projetos para voluntários, para jovens, “sempre” foram e têm sido uma prioridade para a congregação religiosa: “Nunca poderemos esquecer essa dimensão importante.”

Estes tempos de voluntariado, “normalmente”, são em “áreas mais do interior” de Portugal e, segundo o sacerdote este ano dinamizam “duas semanas missionárias”, uma já na primeira quinzena de agosto, “em Trás-os-Montes, no Arciprestado de Torre de Moncorvo, numa pequena aldeia chamada Felgueiras”, no interior da Diocese de Bragança-Miranda, enquanto a segunda semana missionária é na Paróquia de Gondemaria, em Ourém, na Diocese de Leiria-Fátima.

Foto Jovens Sem Fronteiras

“Dois contextos, à volta de 50 jovens que irão participar, sempre com um Espiritano presente, com alguns leigos, a comunidade local envolvida para preparar este projeto, e quando começamos é sempre aquela surpresa: É o chegar e Deus depois vai conduzindo cada um dos jovens”, acrescentou o sacerdote.

Os Missionários do Espírito Santo em Portugal dinamizam a pastoral juvenil, particularmente, através do Movimento ‘Jovens Sem Fronteiras’ (JSF), que celebrou 40 anos em 2023.

O padre Hugo Ventura, que destacou as “linhas de força” da congregação, para os próximos quatro anos, foi eleito como superior provincial dos Missionários Espiritanos em Portugal, no XI Capítulo Provincial, que teve como lema ‘Firmes na Fé e inabaláveis da Esperança’ (Col 1,23), realizado (7 a 13 de julho) no seminário da Torre d’Aguilha.

O entrevistado foi missionário na Amazónia, no Brasil, por duas vezes, “ao todo sete anos”, e dessa experiência “continua a marca da alegria, das boas memórias, das boas recordações”.

A primeira experiência de missão foi “ainda como jovem em formação”, quando terminou o Curso de Teologia e esteve, um ano e meio na Prelazia de Tefé , “numa paróquia em contexto de formação”, onde regressou, à mesma região, após ter sido ordenado sacerdote para mais “quase seis anos” de serviço, já “noutro contexto, noutra responsabilidade, numa paróquia” dessa prelazia que “são 264 mil quilómetros quadrados, quase três vezes maior que Portugal inteiro”.

“E numa paróquia isolada, onde o acesso era de barco, pelo rio, as comunidades distantes, mas comunidades vivas, bonitas. Comunidades onde os leigos tinham um papel importantíssimo e a figura do padre, do missionário era exatamente aquele que era uma presença de Deus, que ajudava na formação e que ajudava a caminhar, claro, na celebração também dos sacramentos e tudo mais”, desenvolveu o padre Hugo Ventura, no Programa ECCLESIA, transmitido esta terça-feira, na RTP2.

“A Igreja procurava ser uma presença de Deus no meio dessas pessoas, dessas realidades. Por isso, o anúncio pastoral, social, andavam e andam sempre de mãos dadas.”

A Congregação do Espírito Santo foi fundada a 27 de maio de 1703, em França, e chegou a Portugal em 1867; os Missionários Espiritanos assinalam o aniversário da morte do seu fundador Cláudio Poullart des Places que nasceu a 26 de fevereiro de 1679, no dia 2 de outubro (1709).

PR/CB

 

O programa ‘A Fé dos Homens’, onde está integrado o espaço da Igreja Católica, o programa ECCLESIA, começou, esta segunda-feira, dia 29 de julho, a ser emitido num horário diferente, devido à transmissão em direto dos Jogos Olímpicos, na RTP2.

Até dia 11 de agosto, de acordo com a informação enviada à Agência ECCLESIA, este programa vai ser emitido entre as 07h00 e as 07h30; aos domingos, os programas ‘Caminhos’ e ‘70×7’ são transmitidos entre as 07h00 e as 08h00.

 

Partilhar:
Scroll to Top