DNPJ está a criar todas as condições para conseguir baixar o valor das viagens
Fátima, Santarém, 10 set 2012 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) está a fazer contactos para oferecer aos jovens portuguesas a melhor oferta monetária para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a realizar no Rio de Janeiro.
Os preços “ainda são especulativos” e o DNPJ está “a criar todas as condições para conseguir baixar o valor das viagens”, revela o comunicado da reunião, realizada esta sexta-feira, em Fátima, entre o DNPJ e os secretariados diocesanos.
No encontro que serviu para dar início ao novo ano pastoral – terá como pano de fundo as JMJ e as I jornadas nacionais da Pastoral Juvenil – D. Ilídio Leandro, membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família pediu aos agentes da pastoral juvenil para “serem proclamadores de fé, sendo o grito dos jovens, nesta sociedade que deixou de parte Cristo nas suas convicções”, lê-se na nota.
A formação de animadores, momentos de oração, preparação e participação nas JMJ no Rio, a estruturação do funcionamento dos secretariados, festivais da canção foram alguns do pontos focados pelas dioceses nos seus programas.
Em relação às I jornadas nacionais da Pastoral Juvenil, dias 19 e 20 de outubro, apelou-se à participação de todos os animadores e agentes da pastoral juvenil.
O DNPJ reuniu sinergias com a Paulus editora e “no crescente diálogo de vivência da fé, alegria e serviço concretiza-se o projeto YOUthTRAVEL”, sublinha.
O projeto YOUthTRAVEL trata-se de uma peregrinação e visita a todas as dioceses e seus animadores juvenis, com vista à formação permanente e proximidade com todos os secretariados diocesanos, animadores juvenis, catequistas, religiosos e religiosas, professores de EMRC, tendo como instrumento de estudo o aprofundamento e conhecimento do YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica.
LFS