Padre Eduardo Novo representou Portugal na reunião que decorreu entre 9 e 13 de abril
Lisboa, 17 abr 2014 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), padre Eduardo Novo, esteve presente no Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) Rio 2013-Cracóvia 2016 que teve lugar em Roma.
“Foi um encontro de reflexão, de oração e de partilha, que culminou com a participação na Missa de Ramos com o Papa na Praça de S. Pedro e a entrega da Cruz da JMJ aos jovens polacos, que coincidiu com o trigésimo aniversário da entrega da Cruz do Jubileu da Redenção aos jovens por João Paulo II naquela mesma praça”, pode ler-se num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“A caminhada da juventude no mundo e o trabalho de evangelização da juventude” foram alguns dos temas em reflexão neste encontro internacional que “reuniu cerca de 300 delegados e responsáveis de pastoral juvenil de 90 países e de 45 movimentos, associações e novas comunidades, de 9 a 13 de abril, em Roma, a convite do Conselho Pontifício para os Leigos”.
Ao longo dos 4 dias de encontro foram “apresentados os frutos pastorais e espirituais do Rio de Janeiro” e “partilhadas experiências sentidas por todos os organizadores das JMJ no Rio” partindo delas algumas “sugestões e propostas para uma melhor vivência da JMJ de 2016”.
“Levar os braços do Cristo Redentor do Corcovado e o coração de Jesus misericordioso de Cracóvia, é o grande desafio que temos pela frente”, afirmou o cardeal Rylko presidente do Conselho Pontifício para os Leigos.
Outro dos temas em debate foram “as respostas da pastoral juvenil nas igrejas locais e o compromisso da igreja a favor dos jovens de João Paulo II ao Papa Francisco”, acrescenta a nota de imprensa do DNPJ.
SN/MD