Encontro ‘Formação à Vista’ quer ser espaço de «encontro para a formação dos agentes pastorais, para aprender, para escutar e para agir» nas realidades locais

Coimbra, 18 out 2025 (Ecclesia) – Pedro Carvalho, responsável nacional pela Pastoral Juvenil, disse hoje que a abertura de concursos para apoio de projetos, lançada pela Fundação Jornada, é uma oportunidade “grande lançada aos jovens”.
“Pensarmos como é que podemos ter projetos, desafiar os jovens para terem projetos impactantes nos territórios que habitam. E aí nós estamos alinhados com esta forma de exposição da jornada. Achamos que o lema é muito oportuno, vem da Jornada Mundial da Juventude – «a fé move e a ação multiplica», lembra o responsável à Agência ECCLESIA.
A Fundação Jornada abriu candidaturas para o primeiro programa de apoio a projetos promovidos ou focados nos jovens com idades entre os 15 e 35 anos e residentes em Portugal.
Cada projeto poderá beneficiar de um apoio entre 10 e 30 mil euros, de um montante global de 360 mil euros a atribuir, resultantes do fundo de 35 milhões de lucros da JMJ, que será concedido “em formato de donativo, ou seja, não reembolsável”.
“A Fundação Jornada tem feito um diálogo permanente com a Pastoral Juvenil, isso é bom. Os jovens já podem apresentar candidaturas, podem pensar, podem sonhar, podem sonhar alto, porque há alguém a pensar neles. O que é que os jovens têm que fazer é parar, pensar sozinhos, em grupo, se inundar também entre dioceses, entre movimentos, entre congregações, e desafiarem-se a apresentar projetos”, sublinha Pedro Carvalho.
O Departamento Nacional de Pastoral Juvenil organiza em Coimbra o encontro ‘Formação à Vista’.
O responsável nacional indica a necessidade de “espaços de encontro para a formação dos agentes pastorais, para aprender, para escutar para agir” nas realidades locais.
“Agirmos melhores, mais capacitados, mais empoderados. São três dias de reflexão, três dias onde vamos pensar juntos a pastoral juvenil, o que é que é pastoral juvenil, a comunicação, a comunicação dentro da igreja, para fora da igreja, a liderança, a escuta, a espiritualidade e também um tema muito importante de sabermos quais são os jovens de hoje”, apresenta.
HM/LS
Pastoral Juvenil: «Jovens precisam de apoios de pessoas que as escutem» – Laura Sagnier