Pastoral Familiar: Novo estandarte da Sagrada Família é lançado em Santarém

Nova imagem coloca a «família no centro do Natal», renovando a representação do estandarte vermelho com o Menino Jesus

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 03 jan 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Santarém (SDPF) lançou um novo estandarte da Sagrada Família de Nazaré, uma conquista que foi celebrada na Igreja de Riachos, no último dia de 2023, em que se comemorou o dia da Sagrada Família.

“[O lançamento deste estandarte] era já um projeto antigo, que este ano finalmente tomou forma. Muitas pessoas perguntavam se sabíamos onde poderiam adquirir o estandarte do Menino Jesus, o tradicional estandarte vermelho com a imagem do Menino Jesus, lançado em 2009”, afirma o SDPF, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

De acordo com o Secretariado, D. José Traquina presidiu à missa na Paróquia de Riachos por ter sido aquela que mais aderiu à proposta lançada para o Advento: a criação de um estandarte da Sagrada Família de Nazaré.

O estandarte vermelho de 2009 “teve uma grande repercussão a nível nacional, sendo ainda hoje um sinal exterior da fé Cristã presente em muitas casas, de norte a sul do país, durante a época do Advento e do tempo do Natal”, e o SDPF procurou responder a esta necessidade, investigando “fornecedores, locais e valores de venda, réplicas vendidas em comércios paralelos, tendo concluído que (re)lançar a produção e venda deste estandarte do Menino Jesus seria inviável”.

“Por outro lado, a Família tem estado no centro do pontificado do Papa Francisco e da nossa própria missão. Juntando todos estes contextos, sonhámos um novo estandarte, que colocasse a Família no centro do Natal, e a Sagrada Família como referência para as famílias cristãs e como símbolo exterior para quem queira dar esse testemunho”, referiu o casal coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Santarém, Maria e Bernardo Costa Duarte.

Foto: Diocese de Santarém

De acordo com o SDPF, neste lançamento “foram produzidas 1500 unidades, que rapidamente esgotaram, tendo chegado a diversas paróquias do país, de diferentes dioceses”.

“Pretendemos que em 2024 este símbolo chegue a muito mais famílias, e para isso todo o processo de divulgação e distribuição será iniciado atempadamente”, adianta o Secretariado.

Na final da celebração, todas as famílias foram convidadas a registar o momento com uma fotografia, fazendo-se acompanhar pelo estandarte.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR