Iniciativa reflecte sobre o tema «100 passados, que futuro?»
“100 passados, que futuro?” é o tema do Encontro Nacional do Serviço da Pastoral do Ensino Superior, que se realiza a 8 e 9 de Outubro, em Fátima.
A iniciativa começa às 22h00 desta Sexta-feira com uma concentração no Mosteiro da Batalha, seguindo-se uma caminhada nocturna de 17 km até Fátima.
No Sábado, o bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente, abre os trabalhos com a conferência “Igreja e Universidade: percursos e desEncontros”.
Ainda durante a manhã vai ser projectado o documentário “100 anos: figuras e movimentos”, apresentado pelo jornalista do programa Ecclesia Henrique Matos (autor do documentário), com comentários do P. Carlos Carneiro.
Após o almoço realiza-se o painel intitulado “Vivências”, com Manuel Curado (professor da Universidade do Minho), Jorge Wemans (director da RTP 2) e Inês Miranda-Santos (investigadora da Universidade de Coimbra), e moderação de Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia República.
O programa, que inclui um período dedicado às “conclusões e desafios”, termina às 18h00 com a missa presidida pelo bispo do Funchal e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. António Carrilho.
Programa
Dia 8
22h00
Encontro no Mosteiro da Batalha
Caminhada até Fátima
Dia 9
9h30
Acolhimento (Casa de Nossa Senhora das Dores)
10h00
Igreja e Universidade: percursos e desEncontros (D. Manuel Clemente)
11h45
Documentário: 100 anos – Figuras e movimentos
P. Carlos Carneiro sj; Henrique Matos
13h00
Almoço
14h30
Painel: Vivências (Barbosa de Melo, Manuel Curado, Jorge Wemans, Inês Miranda-Santos)
16h30
Meeting-Points sobre o documento da Pastoral do Ensino Superior em Portugal
17h15
Conclusões e desafios
18h00
Missa (presidida por D. António Carrilho, bispo do Funchal e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família)