Pastoral das Vocações, desafio para a Igreja

Presidente da Comissão Episcopal do setor destaca importância da Semana dos Seminários para superar discursos pessimistas

Fátima, Santarém, 12 nov 2013 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. Virgílio Antunes, disse à Agência ECCLESIA que a ação pastoral neste setor “é um dos grandes desafios” que a Igreja tem de enfrentar hoje.

“A pastoral das vocações sacerdotais é um dos lugares em que podemos manifestar a força da nossa fé e da nossa esperança, até porque esta questão está envolta por um conjunto de dificuldades que são próprias do tempo em que nós vivemos”, declarou o bispo de Coimbra, à margem da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que decorre em Fátima até quinta-feira.

O responsável falava a respeito da Semana dos Seminários que decorre até domingo, este ano dedicada ao tema ‘Para que Cristo se forme em nós’.

Segundo este responsável, a alusão à “crise de vocações” resulta de uma linguagem “marcada por algum desânimo, falta de confiança, de esperança”.

“O caminho não é falar de crise, é falar de trabalho a realizar, de modos e de meios, de experiência que levem à descoberta da vocação sacerdotal por parte dos jovens”, destacou o bispo de Coimbra.

O prelado admite que se vive um momento em que as decisões “tendem a ser adiadas”, o que acaba por “repercutir-se nas entradas no Seminário”.

Uma opção que hoje vai para lá do “ponto de vista económico, do estatuto social”.

“Penso que os jovens, quando avançam, é por uma consciência de fé e uma descoberta vocacional”, sustenta D. Virgílio Antunes.

Para o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, as comunidades e instituições católicos devem propor “meios de encontro com Cristo, com o caminho vocacional”.

“Trata-se de avançar com muita coragem, determinação, fé, esperança neste trabalho de aproximar os jovens de Cristo e Cristo dos jovens, uma vez que o caminho vocacional passa inevitavelmente por aqui”, precisou.

Na mensagem que escreveu para esta iniciativa nacional, D. Virgílio Antunes apresentava a Semana dos Seminários como “uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas”.

O guião e respetivos contributos para a Semana dos Seminários pode ser consultado na página http://www.ecclesia.pt/semanaseminarios2013/.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top