Pastoral da Saúde: Dia Mundial do Doente vai ser celebrado no hospital e universidade em Guimarães

Braga, 07 fev 2026 (Ecclesia) – A cidade de Guimarães celebra o XXXIV Dia Mundial do Doente, que tem como lema «Amar carregando a dor do outro», com um programa dinâmico que vai do hospital à universidade, a partir deste sábado.

O cartaz arranca com a conferência «A compaixão que arde à compaixão que queima», com o Padre Jorge Vilaça e a psicóloga Ana Rita, neste dia 7 de fevereiro, às 10h00, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães).

O programa deste ano do Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro) foi desenhado para “envolver toda a comunidade, desafiando especialmente os mais jovens a olhar para o lado e a descobrir o impacto real da presença e do voluntariado”.

A Igreja Católica celebra anualmente o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, e esta data foi instituída pelo Papa São João Paulo II, a 11 de fevereiro de 1992.

O Papa Leão XIV dedicou a sua primeira mensagem para o Dia Mundial do Doente ao tema ‘A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro’, que foi publicada no dia 20 de janeiro, onde lamenta “a cultura do efémero, do imediato, da pressa, bem como do descarte e da indiferença”.

O Papa convidou a gestos de “proximidade e presença”, não como “meros gestos de filantropia”, mas como “sinais de participação pessoal nos sofrimentos do outro”, na mensagem onde termina  a lembrar “os doentes e as suas famílias”, também os que cuidam de quem está doente, e o trabalho de “profissionais e agentes da pastoral da saúde”.

LFS/CB

Iniciativas

11 de fevereiro (Hospital): O Hospital Senhora da Oliveira transforma-se num “Lugar de Esperança”, com ações de acolhimento e proximidade dedicadas a doentes e famílias.

11 de fevereiro (Universidade): No campus da Universidade do Minho, acontece a Feira do Voluntariado. O SAER (Serviço de Assistência Espiritual e Religioso) estará presente para mostrar como qualquer estudante pode fazer a diferença na vida de alguém.

15 de fevereiro (Comunidades): O encerramento acontece nas paróquias locais, com a celebração da Eucaristia e a Unção dos Doentes, reafirmando que ninguém deve caminhar sozinho na fragilidade.

Dia Mundial do Doente: Leão XIV pede gestos de presença e proximidade «desinteressada» para combater «cultura do descarte e indiferença»

Partilhar:
Scroll to Top