Pastoral: Algarve dedica à família o novo ano

Programa para 2013/2014 é apresentado em Assembleia Diocesana

Faro, 21 set 2013 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai dedicar as iniciativas do novo ano pastoral à família, inspirando-se na constituição Gaudium et Spes e no lema «Chamados ao amor – Deus ama-vos!».

O projeto para o ano pastoral 2013/2014 vai ser apresentado hoje no dia da Assembleia Diocesana, em Quarteira.

O programa definido explica que a família deverá ser um “incentivo inspirador e transversal a todas as iniciativas em que as demais dimensões pastorais se revejam” e deverá ser desenvolvido em três formas: através do “amor celebrado na comunidade, do amor vivido na família e do amor testemunhado no mundo”.

Para cada uma destas dimensões vivenciais foram sugeridas propostas que constituem o “núcleo inspirador” do novo programa e que se traduzem na programação de “toda a vida eclesial da Igreja algarvia”, avança o jornal Folha de Domingo.

Na dimensão “o amor celebrado na comunidade”, são apresentadas várias propostas às paróquias como a valorização “do serviço das equipas de liturgia” para que as celebrações litúrgicas tenham “maior qualidade, com destaque para a Eucaristia”, ou a promoção do dia da comunidade paroquial, “para despertar e(ou) reforçar o sentido de comunidade e de pertença”.

No âmbito da dimensão do “amor vivido na família”, o programa propõe para o novo ano pastoral ações como a construção ou valorização de um serviço paroquial de “acolhimento e presença da junto das famílias”, ou o incentivo à inscrição “dos filhos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”.

Na dimensão vivencial do “amor testemunhado no mundo”, o programa sugere uma atenção com a vida em comunidade, como a preocupação em “renovar e alargar os grupos já existentes, valorizando a sua ação”, ou a promoção de “fóruns abertos a todos, sobre temas específicos da Gaudium et Spes”, nomeadamente a família, a cultura, a economia, a justiça e a paz.

O encontro vicarial de Famílias, agendado para 2 de fevereiro de 2014 e a Jornada da Igreja Diocesana, a 7 de junho, são duas iniciativas gerais apontadas pela diocese do Algarve, uma como “momento de chegada” e outra como “ação envolvente e culminante de todo o percurso pastoral”.

FD/CB/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top