Barroselas, 19 jan 2023 (Ecclesia) – O padre Benigno Villa Lores faleceu esta quarta-feira, aos 88 anos de idade, informou a Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), a que o religioso pertencia.
O funeral vai ser celebrado hoje, pelas 15h30, no Retiro de Barroselas (Diocese de Viana do Castelo.
Benigno Villa Lores nasceu a 28 de junho de 1933 em Ventanilla, província de Palencia, Espanha; fez estudos superiores em Daimiel, Zaragoza e Barcelona, tendo sido ordenado padre em Zaragoza, a 22 de fevereiro de 1959.
Um ano depois de ordenado veio para Portugal, para colaborar na formação dos seminaristas, em Arcos de Valdevez, tendo passado a integrar a província passionista.
“Em Linda-a-Velha, onde esteve quase 30 anos, exerceu vários apostolados, colaborando na paróquia local e nas capelanias vizinhas, na capelania do Hospital de Santa Cruz, no Movimento por um Lar Cristão e orientou muitas reflexões e retiros a vários grupos e movimentos”, indica uma nota divulgada online pela congregação.
Os religiosos recordam que o falecido sacerdote se “distinguiu sempre pelo empenho nos trabalhos que assumiu e procurou ser um bom religioso, contribuindo para a vida de comunidade com os seus dons”.
OC