Páscoa quer dizer: passagem

Mensagem do bispo do Funchal

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Páscoa quer dizer: passagem. Para o povo de Israel que saía do Egipto, isso significava que, naquela primeira noite de Páscoa, Deus passou e poupou Israel ao flagelo destruidor, permitindo o caminho da escravidão para a liberdade.

 

Séculos depois, para Jesus, “Páscoa” significou passagem da morte à vida. Jesus, o Deus feito homem, passou por tudo o que é morte e transformou-o em vida — em Vida Eterna, ressuscitada, quer dizer: em vida de Deus.

 

Foi assim com aqueles dois discípulos de Emaús. Desanimados e desiludidos, regressavam a casa. Jesus ressuscitado passou, caminhou com eles, explicou-lhes o sentido das Escrituras e celebrou com eles a primeira Eucaristia. E o medo passou a ser entusiasmo. Regressaram para junto da Igreja e começaram a dar testemunho do seu encontro com o Ressuscitado.

 

Neste ano, deixa que Jesus passe por ti. Que lhe dirás? Que vais partilhar com Ele? E que te dirá Ele? Que convite te fará?

 

Deixa que Jesus se sente à tua mesa, entre em tua casa. Fala com Ele, não tenhas receio daquilo que te possa dizer. Escuta a sua voz. Pede-Lhe, como fizeram os discípulos de Emaús: “Fica connosco, Senhor!”

 

Santa Páscoa para todos!

D. Nuno Brás,

Bispo do Funchal

Partilhar:
Scroll to Top