Páscoa: Misericórdia do Porto promove conversa sobre o relicário do Santo Lenho

Porto, 19 abr 2017 (Ecclesia) – O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO) promovem hoje, às 18:00, uma conversa sobre a «Cruz – Relicário do Santo Lenho: materialidade e espiritualidade».

Esta iniciativa está integrada na programação de Páscoa da Misericórdia do Porto e é apresentada por Pedro Miguel Ferrão, técnico superior responsável pela coleção de ourivesaria do Museu Nacional de Machado de Castro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No conjunto de relíquias que o cristianismo venera, “a mais reverenciada é, sem sombra de dúvida, a do Santo Lenho, pequenos fragmentos de madeira retirados da cruz em que Cristo foi crucificado”, refere a nota.

Este culto ocorre após a descoberta da Santa Cruz, nos finais do século III, em Jerusalém, no Monte Calvário, por Santa Helena, mulher do imperador Valério Constâncio e mãe do futuro imperador Constantino.

Além de conter essa partícula sagrada, esta cruz-relicário – datada da primeira metade do século XVI e proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra – “apresenta um notável trabalho de prata cinzelada e dourada, simulando a naturalidade dos veios da madeira que estabelece acentuado contraste com o polimento e o brilho da prata do corpo de Cristo”.

Esta atividade decorre no Museu da Misericórdia do Porto e a peça está patente até ao dia 31 de maio.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top