Páscoa: Igreja deve «comunicar» a sua «atração» por Cristo ressuscitado, diz cardeal-patriarca de Lisboa

D. José Policarpo considera «autenticidade cristã» demonstrada pelo Papa Francisco um «testemunho» para toda a comunidade católica

Lisboa, 25 mar 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu este domingo na Sé diocesana a necessidade de uma Igreja que “comunique e torne viva” a sua “atração” por Cristo ressuscitado. 

Na sua última catequese para o tempo de Quaresma, enviada à Agência ECCLESIA, D. José Policarpo salientou que “a proclamação da Palavra de Deus, na Igreja, não pode ser só discurso” ou “enunciado doutrinal”, tem que ser complementada a cada dia pela “novidade chocante” da “salvação” concretizada pela Páscoa. 

“A celebração da Páscoa leva a Igreja à sua verdade fundamental: viver animada pela vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte”, apontou o cardeal-patriarca, acrescentando que só abraçando essa dinâmica, os fiéis podem “mergulhar no insondável mistério do amor de Deus” pelos homens. 

Por outro lado, corresponder ao amor de Cristo implica transmiti-lo também aos outros, “não apenas nas coisas grandes mas, antes de mais, nas circunstâncias ordinárias da vida”, acrescentou D. José Policarpo. 

Neste âmbito, sustentou, “a recente eleição do novo Papa” funcionou como um “testemunho” para toda a Igreja. 

“Nos gestos simples da sua autenticidade cristã”, o Papa Francisco “atraiu multidões, surpreendendo aqueles para quem a Igreja estava em decadência”, sublinhou o cardeal-patriarca de Lisboa. 

D. José Policarpo lembrou ainda os católicos que “a fé não é apenas afirmação”, deve dar lugar a um “acontecimento”, e o “grande acontecimento pascal é a Igreja”, onde “se renova continuamente” a redenção que Deus concedeu aos homens.

“Celebrar é a melhor maneira de expressar a fé: a celebração é confissão de fé e anúncio”, reforçou.

O ciclo de catequeses quaresmais que D. José Policarpo iniciou no dia 18 de fevereiro teve transmissão vídeo, em direto no MEO KANAL do Patriarcado, em 210021, no Site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt) e em http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa.

A Semana Santa, ciclo litúrgico mais importante do calendário católico, recorda os momentos que antecederam a prisão e execução de Jesus e culmina na Páscoa, na qual se celebra a ressurreição de Cristo.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top