Bispo do Algarve deu início às celebrações da Semana Santa no domingo na Sé de Faro
Faro, 15 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas iniciou no Domingo de Ramos, na Sé de Faro, as celebrações da Semana Santa aproveitando a oportunidade para questionar os católicos algarvios sobre a sua atitude perante Jesus.
“Sabemos que a paixão de Jesus acontece hoje de diferentes formas e situações, talvez tendo-nos também a nós como participantes. Cristo é aquele que hoje continua a sofrer em tantos dos nossos irmãos. E como é que nós agimos e reagimos nestas situações?, questionou D. Manuel Quintas.
“Com qual destes personagens, que intervêm na paixão e morte de Jesus, nos sentimos identificados? Qual destes personagens melhor pode ajudar-nos a reviver esta Semana Santa e a crescermos numa verdadeira identificação com a pessoa de Cristo?”, acrescentou.
Segundo o jornal Folha do Domingo a celebração de Domingo de Ramos teve início junto à igreja da Misericórdia de Faro com a bênção dos ramos, à qual se seguiu a procissão até à Sé, onde teve lugar a eucaristia.
Durante a Missa, D. Manuel Quintas lembrou que Jesus é um “rei diferente e especial” porque não é um rei que “vem para mandar, nem para ser o primeiro, nem convocar para a guerra” mas sim para “convocar para uma grande revolução” que “é pacífica porque tem como únicas armas os valores do reino que ele veio anunciar, entre os quais o amor”.
O prelado apelou por isso aos cristãos para que sejam “construtores deste reino de amor, de paz, de justiça, de verdade, de misericórdia e de reconciliação”.
O bispo do Algarve sublinhou a importância de acolher Jesus “como alguém que convida a viver a vida com alegria e entusiasmo, mesmo no meio do sofrimento e das paixões dolorosas como o que se vai reviver ao longo desta semana”.
“Com ele, como nosso Rei, Mestre e Senhor, certamente encontraremos a força de que precisamos para ultrapassar essas situações mais dolorosas da nossa vida” sendo que por isso os seguidores de Jesus nunca devem ser “homens e mulheres tristes”.
“Nunca devemos deixar-nos dominar pelo desânimo”, frisou D. Manuel Quintas lembrando que a alegria cristã se apoia em Jesus “mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem intransponíveis”.
“Mais do que erguer ramos ou atapetar o caminho, deixemos que ele passe por nós. Abramos-lhe o coração e a vida com a certeza de que ele nos acompanha e torna mais leve as nossas canseiras e fardos”, concluiu o bispo do Algarve.
Os horários das celebrações de toda a Semana Santa nas paróquias do Algarve estão disponíveis no portal da diocese.
FD/MD