D. António Sousa Braga destaca papel da Igreja na história local
Angra, Açores, 05 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Angra, nos Açores, convidou os católicos da região a terem “coragem na esperança”, numa mensagem de Páscoa publicada na página da diocese na internet.
D. António Sousa Braga refere que “o «Mistério Pascal» aponta a meta e indica o caminho para lá chegar”.
“A Páscoa de Jesus é, pois, mensagem de esperança. Esperança certa no futuro, apesar das dificuldades e contrariedades da vida e da história,” escreve.
O prelado afirma ainda que o “Reino de Deus, «já» presente e atuante no mundo” é “objeto da ação do Espírito Santo”, que os açorianos veneram no tempo pascal e que “os une na riqueza da sua diversidade”.
D. António Sousa Braga recorda que foi “à volta da Igreja e com a Igreja que o povoamento se foi realizando e organizando comunitariamente”.
“Até podemos dizer que a Diocese foi a primeira experiência de Autonomia”, sublinha.
O bispo de Angra citou o Seminário Episcopal, que este ano celebra 150 anos de fundação, pelo contributo de unidade que deu aos Açores.
A Igreja Católica vive o ‘Tempo Pascal’ de 8 de abril e 27 de maio, datas em que neste ano ocorrem os domingos de Páscoa e Pentecostes, palavra de origem grega que significa “cinquenta dias”.
SN/OC