D. António Luciano convida católicos a «construir a comunhão, a participação e a missão na vida da Igreja»
Viseu, 28 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viseu divulgou hoje a sua mensagem para a próxima Páscoa, pedindo o “dom da paz” para toda a humanidade, na celebração da ressurreição de Jesus.
“Que a vida nova, que nasceu da Páscoa em Cristo Ressuscitado, abrace a humanidade inteira e a Igreja, particularmente aqueles que estão marcados pelo sofrimento, dor, abandono, indiferença e pela fragilidade. O caminhar juntos protege-nos e ilumina-nos para construir a comunhão, a participação e a missão na vida da Igreja, como aconteceu com os discípulos de Emaús”, refere D. António Luciano, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da Diocese de Viseu.
O responsável católico sustenta que o mundo não pode ficar alheio “perante o aumento de refugiados, migrantes e deslocados, em tantos países, por causa da guerra, da perseguição, da fome, do medo e da insegurança”.
“Que nesta Páscoa todos aspiremos a viver o dom da paz, que Cristo Ressuscitado partilha connosco”, acrescenta.
Convido todos para a celebração da Páscoa de Cristo Ressuscitado, de modo a fazerem a experiência de passar da morte para a vida, do pecado para a graça, da fé para a festa do amor, da razão humana para a vida cristã enraizada em Cristo”.
Referindo-se à Páscoa como “a festa da passagem da opressão para a verdadeira libertação”, o bispo de Viseu entende que “é preciso devolver aos perseguidos, aos desanimados, aos vencidos, aos indefesos, aos destruídos pela guerra, que foram vítimas da violência e maldade dos homens, a certeza que um mundo novo de paz, de justiça, de liberdade e de igualdade é possível”.
D. António Luciano termina a sua mensagem com votos pascais e de esperança para todas as comunidades da diocese.
“A Igreja anuncia ao mundo a vida nova em Cristo Ressuscitado e oferece a todos, com alegria, votos de boas Festas Pascais, na esperança de caminhar na fé, rumo ao Jubileu de 2025. Felizes e Santas Festas de Páscoa, em Cristo Ressuscitado. Aleluia!”, conclui.
OC
Mensagem de Páscoa do Bispo_ficheiro áudio