Páscoa: A riqueza da Ressurreição

Novo livro do Papa vem dar “mais fundamento, mais alegria e pacificação” a esta temática, segundo o padre Joaquim Carreira das Neves

Lisboa, 24 abr 2011 (Ecclesia) – O padre Joaquim Carreira das Neves considera que o novo livro de Bento XVI, “Jesus de Nazaré”, vem dar “mais fundamento, mais alegria e pacificação” à temática da Ressurreição, ponto central para entender a Páscoa cristã.

Em declarações hoje transmitidas pelo programa da Igreja Católica na Antena 1, o biblista franciscano realça que a finalidade do Papa é que os leitores se encontrem “não com uma teoria, nem com uma doutrina” mas com as duas facetas de Cristo, homem e Deus, “de modo a que possa ser útil a todos os que queiram acreditar nele”.

Publicada em março, esta obra acompanha em 9 capítulos os momentos que antecederam a morte e ressurreição de Cristo, desde a sua entrada em Jerusalém, a Última Ceia com os discípulos ou a sua prisão no Monte das Oliveiras.

Trata-se do segundo volume de uma trilogia prometida por Bento XVI, que considera a ressurreição como “ponto decisivo” da sua investigação.

“Até à Ressurreição, nós temos História, com a Ressurreição estamos para além da História, mas vamos através de textos, de testemunhos, e para ele, Ratzinger, esses textos têm o mesmo valor histórico de todos os outros textos, as parábolas, os milagres, os discursos” aponta o padre Carreira das Neves, considerando que o livro permite fazer a ponte entre os factos e a fé.

Para o padre Henrique Noronha de Galvão, “o Papa pretende fazer essa síntese, porque defende que essa é a única maneira de ter acesso ao Jesus real”.

Este antigo aluno de Joseph Ratzinger destaca ainda tratar-se de “um livro feito por um teólogo”, mas com “a preocupação de apresentar as coisas de forma simples e acessível.

O significado que a ressurreição pode ter para cada crente, como “salto qualitativo na evolução do ser humano”, é um convite à leitura desta obra em tempo de Páscoa, de acordo com Octávio Carmo.

O editor da Agência ECCLESIA sublinha a preocupação de Bento XVI em mostrar “a porta que se abre no sentido da ressurreição de cada um, para além desta vida física”, não apenas enquanto mera “reanimação biológica.

A temática da Ressurreição, presente no livro “Jesus de Nazaré”, de Bento XVI, vai estar em destaque este domingo de Páscoa, no Programa 70×7, da RTP2, a partir das 9h30.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top