A paróquia da Vera-Cruz em Aveiro aliou a fé com espectáculos musicais que deram a conhecer uma capela, património nacional.
Num ambiente de paroquianos, envolvidos pelas luz das velas e ao som da música de Zeca Afonso passou-se o serão de Sábado.
Contrabaixo, guitarra, saxofone, flauta e voz constituíam o grupo “outros tons” que encheram de música o átrio da Igreja das Barrocas e os vizinhos saíram à rua. “Venham mais cinco”, “Canção de embalar” ou “canto alentejano” foram músicas interpretadas pelo grupo.
Após o recente restauro da Igreja das Barrocas, datada de 1722 e de constituição barroca, surgiu a iniciativa “Barrocas em concerto” com os objectivos de dar vida e divulgar o templo que acolhe a comunidade daquele bairro na eucaristia dominical.
O padre Rui Barnabé, capelão desta Igreja e mentor da iniciativa disse à ECCLESIA tratar-se “de uma aposta na cultura, para divulgar o espaço de culto e da mesma maneira conseguir congregar um espaço de convívio entre a comunidade”.
É ainda a oportunidade de todos “trazerem os amigos e ficarem a saber que a Igreja pode oferecer algo de diferente daquilo que já conhecem”, realça.
Integrado nesta iniciativa “outros tons” foi o quarto grupo a animar, estando ainda previstos mais momentos de cultura no futuro.