Parlamento Europeu em silêncio pela Madeira

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pede que a ajuda para a região seja agilizada

O Parlamento Europeu fez um minuto de silêncio em memória das vítimas do temporal na Madeira. No início do Plenário desta Quarta-feira, os deputados presentes recordaram os que faleceram e as consequências do temporal, numa ocasião em que o Parlamento Europeu recebe uma delegação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, recordou à Agência ECCLESIA a solidariedade e comunhão que o acto simboliza, sublinhando a necessidade de ser agilizada a ajuda efectiva para a reconstrução das estruturas da Ilha e das habitações afectadas.

O Presidente da CEP recordou sobretudo os mais pobres, também atingidos por esta catástrofe. “Para além do turismo, há habitações e bens de primeira necessidade” à espera da ajuda institucional, recordou o Presidente da CEP.

D. Jorge Ortiga valorizou o trabalho de limpeza, ajuda e reconstrução que a Diocese, nomeadamente a través da Cáritas, está a levar por diante, sublinhando o facto de partir da acção de cada paróquia, da proximidade em relação aos atingidos por esta catástrofe.

Neste contexto, referiu a disponibilidade de todas as dioceses do país para cooperar com a Diocese do Funchal.

Stavros Lambrinidis, vice-presidente em exercício do Parlamento, saudou a delegação portuguesa, na pessoa do presidente da CEP, lamentando a “grave” situação dos últimos dias e assegurando que as vítimas do temporal estão nos pensamentos dos eurodeputados.

Esta tarde, a Missa celebrada numa comunidade portuguesa em Bruxelas será em sufrágio das vítimas da catástrofe. “Hoje vamos recordar os que faleceram e os que estão neste momento de luto”, indicou o Arcebispo de Braga.

Partilhar:
Scroll to Top