Comunidade de Duas Igrejas recebeu 10 mil euros para a reconstrução da igreja e conta com o apoio da comissão diocesana de infraestruturas
Porto, 13 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese do Porto concedeu à Paróquia de Duas Igrejas, em Paredes, “um donativo de 10 mil euros” para ajudar à reconstrução da igreja local, que foi destruída por um tornado no início deste mês.
A informação foi confirmada hoje à Agência ECCLESIA pelo administrador apostólico da diocese, D. Pio Alves, frisando tratar-se de uma “ajuda simbólica”, uma vez que “será preciso investir muito mais”.
“Os responsáveis pela paróquia estão já a fazer um esforço no sentido de encontrarem meios que permitam dar seguimento aos trabalhos de reconstrução”, adiantou.
A catástrofe natural que se abateu dia 4 de janeiro sobre o Concelho de Paredes, e que afetou também as freguesias de Lordelo, Vilela e Sobrosa, provocou danos materiais em cerca de 150 edifícios e 40 viaturas e deixou mais de 50 pessoas desalojadas.
No caso da localidade de Dias Igrejas, o tornado atingiu também o cemitério da comunidade, que ficou completamente destruído.
Desde a primeira hora, a Diocese do Porto disponibilizou a sua comissão de infraestruturas para abordar com os responsáveis da paróquia a melhor forma de levar a cabo as obras de recuperação dos espaços de culto.
“No ultimo sábado passou por lá já um engenheiro para fazer uma primeira verificação da situação e hoje aconteceu uma primeira reunião no lugar, entre membros da nossa comissão com o pároco”, revelou o administrador apostólico do Porto.
A Cáritas diocesana foi também colocada à disposição da comunidade de Duas Igrejas, “para inteirar-se da situação das pessoas, sobretudo aquelas que foram mais atingidas nas suas habitações”.
No total, a passagem do tornado pela região do Porto provocou um prejuízo estimado em cerca de 6 milhões de euros.
JCP
atualizada às 14h58