Para ouvir esta semana…

domingo, dia 18 de novembro – Neste dia termina a semana dedicada aos seminários. Neste programa Ecclesia ouça a entrevista ao secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, o cónego Emanuel Matos Silva, acerca do tema “Sacerdote, irmão na fé e servidor da fé dos irmãos”. Venha ainda fazer uma visita guiada ao Seminário dos Olivais, na diocese de Lisboa.

segunda-feira, 19 de novembro – Ao longo desta semana a Ecclesia convida algumas pessoas a olhar para a refundação do Estado Social. O antigo conselheiro do ex-presidente Jorge Sampaio para as questões sociais Acácio Catarino aponta a importância de sociedade e governo, independentemente de quem seja, cooperarem de forma estreita pois esta é a única via para não cairmos no precipício.

terça-feira, 20 de novembro – A reflexão sobre o Estado Social deve orientar-se para a ideia de bem comum. Esta é a proposta de Eugénio Fonseca que lamenta o debate ligeiro em torno das funções do Estado. Um novo estilo de vida, alicerçado numa Europa verdadeiramente solidária é a única via que o Presidente da Cáritas Portuguesa encontra para travar a desigualdade entre países do norte e do sul.

quarta-feira, 21 de novembro – Não se pode confundir deveres sociais do Estado com responsabilidade pessoal, assume Bernardino Silva para quem a campanha 10 milhões de estrelas é um claro exemplo de solidariedade. Na opinião do coordenador nacional desta operação da Cáritas Portuguesa, a campanha lançada pela primeira vez há 10 anos, ajuda a reposicionar o papel do cidadão comum na construção de uma sociedade mais fraterna.

quinta-feira, 22 de novembro – Antes ainda que a ideia de refundação de Estado Social marcasse presença na opinião pública já a semana social delineava a importância sobre este debate. Para Guilherme d’Oliveira Martins mais do que teorizar, importa mostrar práticas e abrir caminhos de esperança que neste tempo tem um nome: responsabilidade.

sexta-feira, 23 de novembro – Solidariedade e subsidiariedade são instrumentos essenciais para um Estado Social. O padre Vitor Feytor Pinto centra o debate em torno da necessidade de refundar o Estado Social, no imperativo de colaboração entre todos. Só assim, diz o coordenador nacional da pastoral da saúde se pode pensar no bem comum.

Partilhar:
Scroll to Top