domingo, 17 de julho – Neste programa associamo-nos à festa que Santa Eufémia de Prazins, em Guimarães, acolhe e celebra nos 50 anos de sacerdócio de D. Manuel Monteiro de Castro, arcebispo e secretário da Congregação para os Bispos. As funções que assume atualmente em Roma não fazem esquecer os muitos anos de carreira diplomática que viveu aqui recordados numa entrevista concedida na casa da família.
segunda-feira, 18 de julho – A simplicidade com que D. Pedro Zili fala é a mesma com que acolhe os voluntários na Guiné-Bissau na sua própria casa. A todos o bispo de Bafatá recebe com a simpatia e a disponibilidade que lhe é própria, reconhecendo a marca e a criatividade que os voluntários deixam num povo onde falta quase tudo.
terça-feira, 19 de julho – De quatro em quatro anos os escuteiros de todo o mundo encontram-se numa atividade internacional. O palco deste ano é a Suécia que se prepara para acolher 900 jovens portugueses apostados a fazer do desenvolvimento global um projeto para a sua vida. Neste programa falamos com a responsável pelo contingente da Federação Portuguesa de Escutismo Ana Rute Costa.
quarta-feira, 20 de julho – Finalista em ciências da comunicação, Catarina Ramalheira vai estrear-se em missão. Em Lichinga prepara-se para ao longo de oito meses lançar um jornal e animar na rádio o povo moçambicano. Enquanto espera pela partida, é ao microfone da Ecclesia que conta como o sonho de missão surgiu.
quinta-feira, 21 de julho – Há 10 anos que Inês Santos é uma jovem sem fronteiras. Foi na sua paróquia no Barreiro, na diocese de Setúbal, que o espírito missionário foi crescendo levando-a ao Brasil e a terras portuguesas com uma realidade diferente da sua. Antes de partir para nova semana em missão, esta jovem bióloga partilha as suas motivações.
sexta-feira, 22 de julho – A sua estatura é baixa mas a vontade de ir para Moçambique é muito grande. Há vários anos que Maria Santos guarda o brilho do testemunho de outros voluntários e hoje, com o filho de 18 anos na retaguarda a torcer pela mãe, prepara as malas para durante um mês dar formação a professores numa escola longínqua em Lichinga.