domingo, 30 de dezembro – A Ecclesia vai ao encontro dos diferentes contextos onde se vive a noite de Natal. A rua, um campo de refugiados na fronteira entre o Ruanda e o Congo, um mosteiro de clausura ou um hospital foram espaços onde Jesus nasceu através da humanidade dos gestos que o programa de hoje testemunha.
segunda-feira, 31 de dezembro – O programa Ecclesia fecha o ano antecipando a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz. O padre João Lourenço lança um olhar teológico sobre as palavras que inspiram o Papa «Bem-aventurados os Obreiros da Paz».
terça-feira, 1 de janeiro – São palavras revolucionárias as que, segundo Maria do Rosário Carneiro, Bento XVI escreve na mensagem para o Dia Mundial da Paz. A Vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz aponta a esperança e a centralidade que o Papa deposita na pessoa humana, sendo ela a construtora e destinatária da paz.
quarta-feira, 2 de janeiro – Tal como há 50 anos, com o início do Concílio Vaticano II, o Papa lê neste momento um mundo novo onde é necessário os cristãos estarem com novas atitudes. Isabel Bento, da Comunidade de Sant’Egídio, destaca a transversalidade da mensagem para o Dia Mundial da Paz.
quinta-feira, 3 de janeiro – D. Januário Torgal Ferreira analisa a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz a partir do contexto social onde o homem se vê ameaçado. O bispo das Forças Armadas e de Segurança indica que as palavras do Papa desafiam a uma revolução social sem violência.
sexta-feira, 4 de janeiro – As relações no trabalho, na família e entre instituições que formam uma comunidade são o caminho para a construção da paz, com alicerces na justiça e fraternidade. A Vice-presidente da Pax Christi Portugal, Margarida Saco, sublinha que estas são atitudes necessárias para a construção democrática.