Papa visitará Sinagoga de Roma

Bento XVI assegura vontade de diálogo com a comunidade judaica

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou que Bento XVI irá visitar a Sinagoga de Roma no dia 17 de Janeiro de 2010.

A Sinagoga de Roma foi visitada por João Paulo II, em 1986, num gesto classificado como histórico, por ser a primeira vez que tal aconteceu. Quanto a Bento XVI, será a terceira vez que entra numa sinagoga, depois das visitas na cidade alemã de Colónia (2005), e de Nova Iorque, nos EUA (2008), para além de ter visitado o Muro das Lamentações, a 12 de Maio deste ano.

O próximo encontro com a comunidade israelita decorre na 21ª Jornada para o aprofundamento e desenvolvimento do diálogo entre católicos e judeus.

Este ano ficou marcado por várias polémicas nesta área, por causa do “caso Williamson”. Em Março passado, o Grão-Rabinato de Israel agradeceu a Bento XVI as suas “claras” tomadas de posição contra a negação da Shoah, no final de um encontro com o Papa, no Vaticano.

O levantamento da excomunhão a Richard Williamson foi abordada pelo Papa numa carta enviada hoje aos Bispos de todo o mundo, lamentando que o seu “gesto discreto de misericórdia” se tenha transformado, na opinião pública, numa espécie de “desmentido da reconciliação entre cristãos e judeus”.

“Por isso mesmo sinto-me ainda mais agradecido aos amigos judeus que ajudaram a eliminar prontamente o equívoco e a restabelecer aquela atmosfera de amizade e confiança que, durante todo o período do meu pontificado – tal como no tempo do Papa João Paulo II –, existiu e, graças a Deus, continua a existir”, acrescentou então.

O Vaticano anunciou ainda esta Terça-feira que o Papa visitará no dia 16 de Novembro a sede da FAO, em Roma, para a abertura da Cimeira Mundial sobre a Segurança Alimentar.

Partilhar:
Scroll to Top