Papa visita obra social e benéfica para encerrar viagem a Barcelona

Instituição franciscana acolhe crianças e jovens portadoras de deficiência

O Papa reserva as últimas horas em solo espanhol, este Domingo, para se deslocar à Obra Benéfica e Social do Menino Jesus, na Catalunha, onde o esperam mais de 700 pessoas, entre trabalhadores, utentes e familiares.

Bento XVI partiu em carro fechado rumo à sede da organização, com mais de 25 minutos de atraso, ainda assim menos do que o atraso registado no final da cerimónia da manhã, na basílica da Sagrada Família, que roubou mais de uma hora ao seu apertado horário.

Nas imediações, estão centenas de pessoas, para acolher e despedir-se do Papa, numa área equipada com ecrã gigante.

A obra “Nen Déu” é uma instituição fundada em 1892, ligada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração, e que se dedica a cuidar de pessoas portadoras de deficiência, desde a infância à idade adulta.

Está previsto que Bento XVI se encontre com os pacientes daquela Casa, e com os seus respectivos familiares e responsáveis, em momentos de convívio e de oração.

Este gesto pretende também simbolizar a homenagem que o Vaticano presta ao trabalho que os Institutos de Vida Consagrada têm realizado na Catalunha, em favor dos mais desfavorecidos.

Actualmente, a Obra Benéfica e Social do Menino Deus acolhe cerca de 250 jovens, entre os três e os 25 anos, que sofrem de patologias várias, como Síndrome de Down, autismo ou epilepsia.

O Papa vai colocar a primeira pedra para uma nova residência, destinada a órfãos.

As Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração, para além da Obra Benéfica e Social do Menino Deus, têm outros projectos a decorrer na cidade de Barcelona, com valências que procuram atender sectores como a saúde, a educação e a ocupação de tempos livres.

Desde que iniciou o seu pontificado, este é, pelo menos, o segundo momento em que Bento XVI deixa uma marca decisiva no caminho daquela Congregação.

Recorde-se que foi ele que, em 2006, deu o aval para a beatificação da fundadora das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração, Madre Cármen do Menino Jesus.

A cerimónia realizar-se-ia a 6 de Maio de 2007, tendo sido presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, na altura o responsável pela Congregação para as Causas dos Santos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top