Papa: Vida e martírio de D. Óscar Romero «podem dizer muito» à sociedade e à Igreja

Antigo arcebispo de El Salvador, já beatificado, destacou-se na defesa dos pobres até ser morto por militares em 1980

Cidade do Vaticano, 30 out 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco enalteceu hoje no Vaticano a memória de D. Óscar Romero, antigo arcebispo de El Salvador, cuja vida e martírio “ainda podem dizer muito” à sociedade e à Igreja Católica “deste tempo”.

Assassinado em 1980 pela junta militar que dominava o país, D. Óscar Romero destacou-se pela defesa constante dos mais pobres e carenciados e mesmo depois da sua morte “o seu martírio continuou, inclusivamente pelas mãos de irmãos seus no sacerdócio e no episcopado”, sublinhou o Papa argentino.

“Eu era um jovem sacerdote e fui testemunha disso, o seu nome foi difamado, caluniado, conspurcado”, frisou Francisco perante cerca de 500 peregrinos salvadorenhos que seguiram até Roma para agradecerem ao Papa pela beatificação de D. Óscar Romero, em maio deste ano.

“Só Deus sabe as histórias das pessoas que deram a sua vida, que morreram e que continuam a ser apedrejadas pela pedra mais dura que existe no mundo: a palavra”, acrescentou.

Num discurso publicado pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco classificou o antigo arcebispo de El Salvador como “um bom pastor, cheio de amor a Deus e próximo dos seus irmãos” por quem “morreu de forma violenta enquanto celebrava a eucaristia”.

“O supremo sacrifício de amor, sublinhando com o seu próprio sangue o evangelho que anunciava”, apontou o Papa.

Recordando que, para D. Óscar Romero, “dar a vida” e ter “espírito de martírio” era muito mais do que morrer por uma causa, era “oferecer a vida em silêncio” ou no “cumprimento honesto da missão de cada um”, Francisco destacou o testemunho que o beato e mártir salvadorenho continua a dar à sociedade e à Igreja Católica.

A um mundo que “requer uma evangelização que abra a uma vida cristã autêntica” mas que continua marcado pela injustiça e pela discriminação, concluiu o Papa.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top