Papa vai estar entre os pobres de Roma

Iniciativa origina encontros na Europa com bispos e carenciados

Bento XVI visitará neste Domingo as instalações da Cáritas diocesana de Roma, situadas na estação ferroviária central da capital italiana (Termini). O encontro começará às 9h00 (hora de Lisboa).

A deslocação do Papa adquire um significado especial por se realizar no início do Ano de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, promovido pela União Europeia em 2010. Durante a visita, Bento XVI encontrar-se-á espiritualmente com todos os carenciados do continente.

O presidente da COMECE (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia), D. Adrianus van Luyn, e o responsável máximo da Cáritas Europa, Pe. Erny Gillen, enviaram uma carta a todos os membros daqueles organismos, encorajando-os a fazer em cada uma das suas dioceses um gesto forte e simbólico, em comunhão com a iniciativa de Bento XVI. Uma das sugestões referidas na missiva consistia na visita, por parte dos bispos, a um projecto de referência relacionado com o apoio e reintegração social.

Cerca de sessenta dioceses responderam ao apelo. Em Kopstal, Luxemburgo, D. Fernand Franck estará num centro de acolhimento para vítimas da pobreza e exclusão e tomará o pequeno-almoço com elas. Em Hajnowka, Polónia, D. Antoni Dydycz visitará os detidos da diocese de Drohiczyn.

A cantina “Auxilium”, da Cáritas de Génova (Itália), receberá o Cardeal Angelo Bagnasco, que além de ser bispo diocesano é o presidente da Conferência Episcopal Italiana. Na Áustria, D. Egon Kapellari deslocar-se-á a um ponto de apoio para sem-abrigo da sua diocese (Graz Seckau) e tomará a primeira refeição do dia com os utentes. Ainda no mesmo país, o Card. Christoph Schönborn visitará um centro similar coordenado pela Cáritas de Viena.

Segundo o Eurostat, 85 milhões de pessoas sofrem de precariedade material na União Europeia e um quinto das crianças vive na pobreza. Dez por cento dos habitantes do continente residem num lar onde ninguém tem emprego. A mesma percentagem de pessoas defronta-se com uma condição económica frágil apesar de ter trabalho.

Durante este ano, a Cáritas Europa lançará um conjunto de acções destinado a sensibilizar o olhar e o coração, suscitando atitudes que promovam a mudança. A campanha “Pobreza Zero” propõe comportamentos que podem ser realizados na vida quotidiana, como é o caso da compra de produtos distribuídos no âmbito do comércio justo.

A COMECE, por seu lado, optou por dedicar o tema principal da próxima assembleia plenária ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. O encontro ocorrerá entre 12 e 14 de Abril, em Bruxelas.

Com Agências

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top