Encontro em Roma assinalou 25 anos das Jornadas Mundiais da Juventude
A Praça de São Pedro foi inundada esta Quinta-feira por cerca de 75 mil jovens. A convite da juventude de Roma, Bento XVI esteve presente neste encontro de celebração dos 25 anos das Jornadas Mundiais da Juventude.
Ainda neste encontro estiveram os delegados do 10.º fórum internacional da juventude, em lugar de destaque juntamente com os jovens do pais anfitrião.
Nas duas horas que durou o encontro, o Papa deixou-se desafiar por 3 jovens italianos, com três questões.
A primeira questao prendia-se com o desejo de fazer alguma coisa de belo na sua vida, deixando-se envolver pela paz. Bento XVI respondeu: “é possivel a beleza na vida de qualquer jovem, basta olhar para os 10 mandamentos e segui-los”.
Alertou ainda para a importância de conhecer e reconhecer Deus, ouvindo-o acerca do pojecto de vida pessoal.
Uma jovem italiana fazia a segunda pergunta, “como experimentar o amor de Jesus e conseguir ter essa experiência nos dias de hoje, na realidade da sociedade actual?”
O Papa indicou o caminho de conhecer o amor de Deus, mas conhecendo-O primeiro, atraves do Evangelho. “Não podemos conhecer Deus só na teoria mas também na prática. É como aprender matemática ou outra disciplina na escola, aprendemos a teoria e depois temos de colocar a razão a funcionar”.
No último momento de questões, um jovem italiano falava de Jesus ter convidado aqueles que estavam tristes a segui-Lo. “Encontro-me numa hora difícil da minha vida, como posso ganhar forças?”
Bento XVI, olhando fixamente o jovem, respondeu que a forca poderá vir da renúncia e dos sacrifícios, sendo o melhor caminho para a perfeição. “Qualquer profissão exige disciplina e a arte de ser Homem exige que se caminhe sempre para a perfeição.Numa estrada justa, com a ajuda dos amigos e das comunidades para que a vida se torne bela e harmoniosa.”
Os jovens terminaram a assumir o compromisso de seguir o caminho proposto pelo Pontifice com a grande certeza de “Jesus ser o nosso Mestre, que nos guiará no caminho”
Alem da oração, cânticos e muitas vezes saudacoes próprias ao Papa, os jovens acolheram a conhecida cruz das Jornadas, símbolo de unidade entre jovens de tantos países.
No proximo Domingo são esperados mais jovens na Praça de São Pedro para a grande comemoracao do 25.° aniversário do Dia Mundial da Juventude.
Portugal está representado por Sónia Neves, da Diocese de Aveiro, e Miguel Mendes, da Diocese do Algarve, a convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e como delegados da Conferência Episcopal Portuguesa.
AE/DNPJ