Papa recebeu sobrevivente do Holocausto

Bento XVI teve um pequeno encontro com uma judia de 84 anos, sobrevivente da Shoah. Cäcilie Peiser estava acompanhada pelo salesiano Norbert Hofmann, secretário da Comissão Pontifícia para as Relações Religiosas com o Judaísmo.

No final da audiência geral desta Quarta-feira, Peiser entregou a sua biografia ao Papa, com uma dedicatória.

“Após a Noite de Cristal, em 1938, aos 13 anos, eu vi-me obrigada a fugir para a Holanda com minha irmã menor, Jutta, e com outras crianças”, recordou ao jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”.

Somente após a libertação dos Países Baixos e no final da II Guerra Mundial, enquanto se dedicava ao cuidado dos ex-prisioneiros que nos campos de extermínio nazi tinham sido contagiados com tuberculose, é que Cäcilie Peiser soube que a sua mãe e o seu irmão mais novo tinham sido deportados e assassinados – o pai tinha morrido antes – e que a sua irmã mais velha, Hannah, estava a salvo, refugiada em Haifa.

“Eu também me transferi para a Palestina, em 1946, onde lutei pela coexistência pacífica entre homens de diferentes culturas e religiões. Em 1957, voltei à Alemanha para ocupar-me de crianças deficientes”, acrescentou.

Redacção/Zenit

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top