Bento XVI e Rowan Williams reafirma vontade de prosseguir no diálogo ecuménico
Bento XVI recebeu neste Sábado o Primaz Anglicano, o Arcebispos Rowan Williams, num encontro em que foi reafirmada a vontade comum de prosseguir e consolidar as respectivas relações ecuménicas.
A audiência foi classificada pelo Vaticano como privada. O comunicado oficial afirma que se tratou de “um colóquio cordial em que foram abordados os desafios que se apresentam a todas as comunidades cristãs neste início de milénio e a necessidade de promover formas de colaboração e de testemunho comum para enfrentar aqueles desafios”.
Falou-se também dos últimos acontecimentos que dizem respeito às relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana, recordando a “vontade comum de prosseguir e consolidar as relações ecuménicas entre Católicos e Anglicanos”.
No passado dia 9 de Novembro, Bento XVI publicou a Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus, que apresenta as normas para o regresso dos grupos anglicanos à Igreja Católica, assim que os mesmos o solicitem.
O documento do Papa introduz uma estrutura canónica que possibilita uma “reunião corporativa”, estabelecendo ordinariatos pessoais. Os grupos anglicanos poderão assim preservar os seus elementos particulares de liturgia e espiritualidade.
Nos próximos dias reunir-se-á a Comissão encarregada de preparar a terceira fase do diálogo teológico internacional entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana.