Bento XVI recebeu esta Sexta-feira o presidente da República do Cazaquistão. Nursultan Nazarbayev avistou-se também com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, e com o secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti.
Durante os encontros foram debatidos temas relacionados com a crise económica à luz da encíclica «Caritas in veritate», o diálogo inter-religioso e a promoção da paz. As reuniões assumiram uma importância especial em virtude de o Cazaquistão ocupar em 2010 a presidência da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
As conversações sublinharam as relações cordiais entre os dois Estados e a convivência pacífica entre os fiéis das diversas religiões. Os responsáveis da Santa Sé expressaram o desejo de os crentes assumirem um papel cada vez mais activo na vida da nação e em favor do bem comum.
O Cazaquistão é o nono maior país do mundo. Perto de metade da população (47%) é muçulmana, havendo igualmente cristãos ortodoxos russos (44%), cristãos protestantes (2%) e membros de outras religiões (7%).